sábado, 12 de novembro de 2011

Imaginação e criatividade


O imaginário infantil é repleto de criatividade, transformam suas fantasias em algo palpável. Fazem amigos imaginários, constroem casas, conversam com seus brinquedos e obtêm deles respostas, contam histórias e muitas vezes são personagens delas.
Mas e o imaginário dos jovens? Como estimular para que eles não percam seu imaginário infantil? Como fazê-los trazer para suas vidas - agora repletas de outras realidades - a imaginação? Poder transformar essa imaginação numa criatividade capaz de transformar suas ideias em algo real?
Os adolescentes estão na linha tênue que divide a infância da idade adulta. Para eles o imaginário infantil deve ser deixado apenas na infância, nesta vida adulta que estão entrando ele não tem vez.
Como mostrar para estes jovens adolescentes que o imaginário sempre deverá estar presente em nossas vidas? Que através dele podemos sonhar. Podemos acreditar que nossas ideias podem fazer a diferença. Que nosso imaginário pode nos fazer crescer muito, seja na profissão que escolhemos seguir, seja nas histórias que contaremos a nossos filhos ou ainda nas histórias que se poderá contar ao mundo através de livros.
A imaginação aguça a criatividade e o desafio é poder despertar nos jovens a importância de alimentar nosso imaginário.

Atividade com alunos do Ensino Médio utilizando o clipe da música Aquarela, composta por Toquinho.

O Toquinho trabalhou com o imaginário. O clipe transmitiu esse imaginário para o lado infantil. Mas e os jovens, qual seria a sua versão?
Exemplo: Como na versão deles poderiam ir de uma América a outra em um segundo? Fazendo o mesmo com outros versos da letra da música.

  • Assistir ao vídeo do clipe da música Aquarela, composta por Toquinho na voz do grupo Chimarruts.

  • Pedir aos alunos que façam através de imagens ou produções textuais a sua versão de como apresentariam a letra da música, sem alterá-la.

Ana Karla

Nenhum comentário:

Postar um comentário